Cronologia

 25 de Outubro de 1920 um grupo de jovens trabalhadores fundou em Coimbrões um clube desportivo ao qual foi dado o nome de Sporting Clube de Coimbrões. 

A força de vontade destes jovens e a prestimosa adesão de um dos fundadores do Vilanovense (Júlio Eduardo d’Almeida) eram garantia mais que suficiente para que o novo clube vingasse, vindo a dedicar especial atenção à formação e prática desportiva da juventude. 

Desde os seus primórdios o Coimbrões tem promovido a abertura total das suas instalações para a prática e fomento dos mais variados desportos, alargando inclusivamente os seus préstimos à classe estudantil, o que aliás já foi devidamente reconhecido por Sua Exa. o Ministro da Educação, que em Maio de 1937 concedeu um louvor ao Sporting Clube de Coimbrões. 

Por despacho de Sua Exa. o Primeiro Ministro Francisco de Sá Carneiro, de 3 de Outubro de 1980, este Clube é considerado Instituição de Utilidade Pública. 

As mais variadas modalidades têm sido praticadas no seu meio, sendo no entanto o Futebol a base da sua existência e a única modalidade que esteve sempre presente ao longo da história do nosso clube. Mas não só de Futebol se fez a nossa história; também o Andebol de Onze, Andebol de Sete, Atletismo, Boxe, Ciclismo, Columbofilia, Futsal, Hóquei em Campo, Natação, Ténis de Mesa, Tiro aos Pombos e Pólo Aquático deram em tempos muitas alegrias ao nosso clube. 

Actualmente, o Sporting Clube de Coimbrões conta com as modalidades de Futebol, Basquetebol e Patinagem Artística, movimentando um total de cerca de 500 atletas e dando, como sempre fez ao longo de todos estes anos de atividade, especial atenção à formação e prática desportiva da juventude.