Feminibasquete

FORMAR / EDUCAR

Em 2004 com a construção do Pavilhão Municipal de Coimbrões, decidimos avançar para uma iniciativa ousada mas crucial para a continuação do trabalho que temos vindo a desenvolver; a criação de um espaço dedicado às mais novas (crianças dos 3 aos 12 anos – sexo feminino), para que possam praticar/iniciar a modalidade de basquetebol.

Decorrente da aposta na formação a 8 de Janeiro de 2005 nasce a escola de basquetebol do Sporting Clube de Coimbrões, a Feminibasquete, com o objetivo educar/formar atletas para integrar num futuro próximo as equipas de formação (minis, iniciadas, …) e dar continuidade para as equipas de competição (… , séniores).

A escola Feminibasquete vem permitir ao clube a captação de atletas, dar oportunidade às “raparigas” a prática de uma modalidade coletiva, visando melhorar o desenvolvimento físico, ensinando-lhes os fundamentos da modalidade e fundamentalmente dirigi-las para o saber estar em grupo (convivência social).

Objetivos da Feminibasquete:

* Proporcionar a iniciação da prática na atividade desportiva (basquetebol), fornecendo-lhes os respetivos conhecimentos básicos.
* Construir uma prática ligada à formação e ao lazer, sempre baseada na amizade, fair-play, trabalho de equipa, disciplina e respeito por todos os intervenientes, sem nunca esquecermos que todos gostamos e precisamos de competir e ganhar.
* Despertar o interesse das raparigas para a prática do basquetebol proporcionando-lhes uma formação adequada de acordo com o seu desenvolvimento psicomotor.
* Motivar e encaminhar as raparigas para a continuação da prática desportiva no basquetebol.
* Desenvolver nas raparigas hábitos de uma ocupação salutar dos seus tempos livres através da prática do basquetebol, entendendo este como uma atividade complementar em relação às suas atividades escolares, com uma finalidade eminentemente formativa e social no respeito integral pelo crescimento harmonioso das raparigas.
* Criar um espaço atrativo, moderno e motivador para a prática do basquetebol.

À Feminibasquete é atribuído pela Federação Portuguesa de Basquetebol o estatuto/certificado de Escola Portuguesa de Minibasquete.

Assim, o Sporting Clube de Coimbrões integra o restrito grupo de clubes que tem esse estatuto reconhecido consecutivamente desde 2006, ano em que foi lançado este projeto pela FPB.