Futjovem

futjovem

A Escola de Futebol Futjovem foi fundada em Outubro de 2001 com o intuito de contribuir para a criação de mais um espaço de lazer e ocupação de tempos livres dos jovens, possuindo atualmente mais de 150 alunos. Os treinos decorrem nas instalações do Sporting Clube de Coimbrões aos sábados de manhã e têm como público-alvo os jovens (raparigas e rapazes) dos 4 aos 14 anos. 

A evolução da sociedade actual, essencialmente junto das grandes cidades, contribui para uma urbanização desmedida das mesmas, com o aproveitamento dos espaços existentes fundamentalmente com fins habitacionais ou comerciais, originando o quase total desaparecimento de espaços livres onde as crianças e os jovens possam desenvolver as suas atividades de lazer. 

As brincadeiras de rua de uma juventude ainda recente, como “as caçadinhas”, “as escondidinhas”, o “jogo do mata”, o “jogo do eixo” ou o futebol de rua 3×3 ou 4×4 são hoje praticamente inexistentes. Este aspeto, associado à modernização dos meios audiovisuais, veio contribuir para o isolamento e uma cada vez menor socialização das nossas crianças e jovens, que passam a maior parte dos seus tempos livres sozinhos nas suas próprias casas, entretidos com jogos de computador, playstation, televisão ou filmes, agravando assim ainda mais o sedentarismo que caracteriza a nossa sociedade atual. 

Pensamos, por isso, que é necessário criar hábitos de atividade física ao ar livre, onde impere a amizade e o convívio social – assim surgiu a Futjovem. A Escola de Futebol Futjovem tem os seguintes objectivos: 

    1. Despertar o interesse dos rapazes e raparigas dos 4 aos 14 anos para a prática do futebol e de outras atividades desportivas, proporcionando-lhes uma formação adequada, de acordo com o seu desenvolvimento psicomotor. 
    2. Criar nos jovens hábitos de uma ocupação salutar dos tempos livres, com uma finalidade eminentemente formativa e social, no respeito integral pelo crescimento harmonioso das crianças e jovens. 
    3. Permitir o acesso à prática do Futebol a todos os jovens que gostem de praticá-lo, proporcionando a todos as mesmas oportunidades de jogar e treinar, independentemente das capacidades de cada um.

A Escola de Futebol Futjovem possui um programa de ação próprio, baseado nas etapas do ensino do futebol, com diversos conteúdos formativos, que desenvolve junto dos seus alunos/atletas, englobando as seguintes atividades: 

  • Habilidades gerais para o desenvolvimento psicomotor;
  • Habilidades motoras específicas do futebol; 
  • Jogos educativos e pré-desportivos; 
  • Regras do futebol; 
  • Futebol de 3; 
  • Futebol de 5; 
  • Futebol de 7; 
  • Convívios desportivos inter-turmas e inter-escolas; 
  • Campos de férias. 

Para inscrições ou mais informações sobre a Futjovem, por favor escreva-nos para futjovem@sccoimbroes.net.